Doação de livros a HMAC

Doação de livros a HMAC

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou a doação de cem exemplares de livros com o selo Edições UERN para o Instituto de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Maternidade Almeida Castro.

A doação faz parte do convênio entre a UERN e o Hospital, que prevê também a estruturação do Comitê de Ética em Pesquisa; certificação de cursos; desenvolvimento de cursos; estratégias para acesso a cursos stricto sensu; terminais de acesso a bibliotecas virtuais; auxílio em plataformas de Ensino a Distância, dentre outras demandas.

Os livros farão parte do acervo da biblioteca que será estruturada no Instituto, que pretende transformar a Maternidade Almeida Castro em Hospital Escola. Atualmente, cerca de 400 estudantes de cursos técnicos e de graduação de universidades públicas e particulares de Mossoró já utilizam a estrutura como campo de estágio.

Livros da Edições UERN farão parte do acervo da Biblioteca do Instituto Almeida Castro

A professora Lorraynne Solano é uma das responsáveis pelo Instituto Almeida Castro. Segundo ela, o objetivo é qualificar os profissionais da rede de serviço de saúde e captar recursos através de projetos de pesquisas que serão revertidos para as instituições parceiras através de bolsas de pesquisa e extensão. Os primeiros cursos serão voltados para a qualidade do pré-natal e será submetida uma proposta de mestrado profissional interinstitucional nesta área.

Segundo a professora Anairam Medeiros, chefe das Edições UERN, foram selecionados livros de acordo com a temática trabalhada no Hospital, em relação à saúde e à questão social, como gravidez na adolescência e violência contra a mulher. “Esperamos que estes livros sirvam para a realização de estudos e pesquisa para esses profissionais, e também de exemplo para que mais pessoas possam realizar pesquisas e publicar novos estudos. Não há sentido realizar uma produção acadêmica e não ser divulgada”, afirmou a chefe da editora universitária.

Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da UERN, Jocelânia Marinho disponibilizou ainda um apoio da biblioteca para a orientar na organização dos livros no Instituto, bem como a disponibilização das obras para empréstimos.

Biblioteca da UERN irá auxiliar na estruturação da Biblioteca do Instituto

Diretora-geral da junta interventora da Maternidade, Larizza Queiroz ressaltou a parceria com a UERN, não apenas em relação ao Instituto. “A UERN vem trabalhando com a Maternidade desde o início da intervenção. Com o instituto, nós queremos aproximar a Universidade e os serviços, mostrar que o problema que o aluno vê em sala de aula, nós temos aqui, na prática. Essa relação é uma via de mão dupla. A Universidade nos forma, e nós formamos as pessoas da Universidade”, afirmou a interventora.

O Hospital Maternidade Almeida Castro é referência na região, atendendo 63 municípios, o que corresponde a 1,4 milhão de pessoas.