CIRURGIAS ELETIVAS

CIRURGIAS ELETIVAS

A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Associação de Proteção e Assistência a Maternidade de Mossoró (APAMIM) para dar continuidade a realização cirurgias eletivas ginecológicas e gerais.

As cirurgias estão realizadas em mutirões semanais no Hospital Maternidade Almeida Castro. Quem precisa do serviço, precisa procurar o Posto de Saúde e/ou direto a Central de Regulação de Leitos do SUS na Secretaria Municipal de Saúde.

Titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Morgana Dantas destaca que em nenhum momento as cirurgias eletivas estiveram paradas no município de Mossoró e seguem acontecendo no para atender a demanda existente. "Estamos semanalmente fazendo mutirões, sendo um dia ginecológico e o outro geral”, explica a secretária.

Ela acrescenta que “é importante que a pessoa que precise de um procedimento cirúrgico procure uma Unidade Básica de Saúde onde terá seu encaminhamento, passará pelo cirurgião para que a partir daí realize seu exame e possa fazer o procedimento cirúrgico”.

Diretora-geral da Apamim, Larizza Queiroz, diz que “é uma satisfação enorme a gente mostrar à população essa parceria que vem acontecendo há mais de ano, onde conseguimos entregar cirurgias eletivas que estavam há muito tempo esperando para serem realizadas e que nos últimos meses vem ocorrendo de forma contínua”.

O ginecologista e obstetra Manoel Nobre observa a “necessidade dessas pacientes que estão precisando de cirurgias ginecológicas. Nesta parceria e iniciativa quem é beneficiada é a população por essa ação da Secretaria Municipal de Saúde”.

Verônica Silva foi uma das pacientes que estiveram no dia 21 de junho no Hospital Almeida Castro para realizar a cirurgia ginecológica. Ela é natural de Ceará-Mirim-RN e comemorou a possibilidade de fazer o procedimento cirúrgico em Mossoró-RN após espera de meses.

“Hoje, Graças a Deus, consegui realizar a cirurgia que espero há quatro anos. Ontem (quinta-feira) recebi a ligação pedindo para hoje (sexta-feira) eu estar aqui (Almeida Castro) para o internamento. Essa minha cirurgia era para ser na Januário (Cicco), em Natal-RN, mas infelizmente não conseguiram marcar. Agradeço a Deus por conseguir”.

Tereza Cristina também é uma das pacientes que realizará o procedimento cirúrgico nesta sexta-feira (21 de junho) na Maternidade Almeida Castro. “Através da regulação consegui marcar e hoje estou realizando a cirurgia muito feliz. Agradeço muito essa atitude do Município colocando as pessoas para fazerem sua cirurgia”.

Selma Dantas é mãe da paciente Maria Rafaela que também passou por procedimento cirúrgico. “É uma alegria muito grande. Fazia algum tempo que ela esperava e agora foi chamada para realizar esse procedimento cirúrgico que, com a graça de Deus, será um sucesso. Agradeço a todos pelo mutirão. Estamos muito contentes, finalizou”.

Parceria também com a UFERSA

Além da parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, para fazer as cirurgias do Sistema Único de Saúde, a APAMIM firmou parceria também a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Através desta parceria, foram realizadas cerca de 450 cirurgias, seguindo precisamente a fila do SUS. Nesta parceria, a UFERSA conseguiu emenda parlamentar e a APAMIM fez as cirurgias no Hospital Maternidade Almeida Castro, criança assim um cenário primoroso de aulas práticas para os estudantes da Faculdade de Medicina da instituição.