Aprovado na ANVISA

Aprovado na ANVISA

O Hospital Maternidade Almeida Castro é o único em Mossoró e uma das três unidades de saúde no Rio Grande do Norte listado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por adotar medidas de segurança ao paciente.

Relatório da Anvisa foi divulgado neste dia 28 de março, em Brasília. Do Rio Grande do Norte, além da Maternidade Almeida Castro só foram listados o Hospital Maternidade Januário Cicco e a Casa de Saúde São Lucas, em Natal

A efetividade das ações de segurança do paciente é imprescindível na regulação sanitária, garante a qualidade assistencial nos serviços ofertados aos pacientes seguindo o que prescreve o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Neste sistema, a Anvisa realiza avaliações periódicas dos riscos dos hospitais e requer ações como o uso de protocolos e a implantação de barreiras para prevenir riscos e/ou danos nos serviços de saúde ofertados aos pacientes.

O preenchimento do Formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente deve ser realizado anualmente pelos hospitais com leitos de UTI, que é o caso do Hospital Maternidade Almeida Castro, e enviados aos técnicos da ANVISA.

No Hospital Maternidade Almeida Castro realiza uma média de 20 partos ao dia e disponibiliza média de 17 leitos Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e 13 leitos Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).

Também disponibiliza 18 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva adulto, além de toda a estrutura de apoio obstétrico aos pacientes.

A Maternidade Almeida Castro está em processo de reestruturação em todos os seguimentos, atendendo determinação da Justiça Federal, do Trabalho e do Estado do Rio Grande do Norte, através de uma junta interventiva.

Neste processo foram implantados os serviços indicados pela Anvisa, através do Núcleo de Segurança do Paciente e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, que tem a frente respectivamente Miliane Tamires e Flávia Oliveira.

A interventora Larizza Queiroz diz que vê a conquista perante a ANVISA com naturalidade, considerando que são passos firmes que estão sendo dados, com apoio da Justiça Federal, através do juiz Orlan Donato Rocha, para consolidar os serviços maternos infantis ofertados a população de mais de 70 cidades da região. "É uma missão que estamos superando passo a passo", diz.