BERÇÁRIO NOVO

BERÇÁRIO NOVO

Os interventores concluíram mais uma etapa na restauração da estrutura física do Hospital Maternidade Almeida Castro, gerido pela APAMIM, que está sob intervenção judicial (das três esferas da Justiça) desde outubro de 2014. Naquela época, esta unidade de saúde estava fechada por inúmeros problemas administrativos, estruturais, financeiros.

A nova etapa concluída do trabalho estrutural foi a ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) com 15 leitos. Em anos anteriores, foi instalado a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) com 17 leitos, e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), com 18 leitos, além de vários outros setores.

Uma possível meta da equipe de intervenção, que tem a frente Larizza Queiroz, é ampliar a Unidade de Terapia Intensiva adulto de 8 para 20 leitos. Esta unidade estava fechada quando começou a intervenção e foi aberta inicialmente com 8 leitos.

Para ampliar, será necessário intervenção na estrutura física do prédio, compra de novos equipamentos e principalmente ampliar a equipe de profissionais.

Com equipe de profissionais completa e com boa estrutura, o Hospital Maternidade Almeida Castro atualmente faz uma média de 20 partos ao dia, sendo que 25% destes partos são de bebês prematuros (15%) e baixo peso (10%), que imprescindivelmente precisam do suporte de UTIN, UCINCo e UCINCa para crescer com saúde.

A unidade materno infantil atende mais de 70 municípios do Oeste do RN e do Alto Sertão da Paraíba e Vale do Jaguaribe do Estado do Ceará.

Frente da maternidade

Ao mesmo tempo que trabalha na recuperação da estrutura interna, os profissionais também estão refazendo toda a frente do Hospital Maternidade Almeida Castro.

 

Mais sobre a intervenção

Além de trabalhar a recuperação da estrutura física com os recursos do SUS, em parceria com o Governo do Estado e do Município de Mossoró, os interventores também negociaram dívidas milionárias junto a bancos, fornecedores e servidores, deixado pela gestão passada da instituição. Estes valores foram parcelados na Justiça e estão sendo pagos re