O professor com pós-doutorado em Antropologia Médica Ricardo Burg Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul fica em Mossoró de quarta-feira a domingo, 10, para participar do III Fórum Nacional de Diálogo e Práticas Inter profissionais em Saúde, que está sendo realizada nas instalações da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
O II FONDIPIS está sendo promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que acontecerá na cidade de Mossoró-RN, nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro de 2019. Envolve estudantes e profissionais de saúde de Mossoró e região.
O professor Ricardo Burg, que é pesquisador de educação e Ensino de Saúde (CNPq) e doutor em psicologia, visitou as instalações do Hospital Maternidade Almeida Castro. Conversou com as interventoras Larizza Queiroz e Ivanise Feitosa a respeito do uso racional dos recursos do Sistema Único de Saúde no processo de reestruturação da instituição.
Acompanhado com a professora Lorrayne Solano, o professor Ricardo Burg conheceu as instalações já recuperada, o trabalho de recuperação de outras áreas, e como, mesmo assim, são realizados em média 20 partos ao dia, sendo que 25% destes partos são de bebês que chegam ao mundo prematuro e ou com baixo peso.
O professor Ricardo Burg, falou da importância da parceria entre hospitais de referência regional com as faculdades de medicina, não só pela formação dos profissionais de saúde, mas principalmente pela necessidade extrema de atualização continuada de novas tecnologias, novos métodos que possa enriquecer o serviço de saúde.
Após passar em visita, conhecendo as estruturas de UTI e Centro Obstétrico, o Ricardo Burg falou da importância da estrutura fortalecer a questão da referência regional e de se adaptar para ser também hospital escola, como forma de produzir novos conhecimentos e principalmente a questão da formação (atualização) continuada dos servidores da casa.
A diretora Larizza Queiroz disse que toda a equipe de gestão, enfermagem e médica do Hospital Maternidade Almeida Castro ficou lisonjeada por receber o prestigiado professor Ricardo Ceccin e que a idéia de adaptar o Hospital Maternidade para funcionar como ambiente de ensino já vem sendo pensada. Ela ressaltou que a meta primeira é abrir os serviços, garantir seu funcionamento, reestruturar toda a instituição, para ela se tornar auto-sustentável.