TROCANDO EXPERIÊNCIAS

TROCANDO EXPERIÊNCIAS

Os profissionais da linha de frente de combate a covid19 no Hospital São Luiz e no Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró-RN, vão compartilhar experiências com profissionais da Universidade de São Paulo (USP), a partir da segunda semana de julho.

A troca de conhecimento se propõe a agilizar os diagnósticos e aprimorar o tratamento, através da Telemedicina de pacientes com covid19. É uma forma reforçar os protocolos já existentes no combate a covid19, doença sem cura causada pelo novo coronavirus.

O contato será através do Portal Trunews, criado para publicação de artigos científicos sobre a covid19 e aproximar os profissionais de saúde que pesquisam sobre o assunto. Agora vão trabalhar esta aproximação entre os profissionais que estão na linha de frente.

O Trunews mostra dados da covid19 do mundo inteiro, tem disponível inúmeros artigos científicos das pesquisas que foram realizadas até agora. Os médicos já tem este diálogo cientifico sobre as experiências no combate à doença.

Confira o portal TRUNEWS 

A parceria nasceu a partir do diálogo entre o juiz federal Orlan Donato Rocha, da 8ª Vara Federal de Mossoró, interventor na APAMIM, em Mossoró, com os especialistas do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN), de Natal.

O LAIS também tem site com notícias atualizadas diariamente, mostrando o cenário do Rio Grande do Norte e projeções. Trabalha com o desenvolvimento de novas tecnologias para a área de saúde e tem sido fundamental ao Governo do Estado no combate a covid19.

Confira o portal do LAIS

O primeiro contato entre os representantes da USP, do LAIS e da APAMIM aconteceu semana passada. Os detalhes técnicos estão sendo concluídos, devendo os canais serem abertos para os profissionais das duas regiões conversarem ainda na primeira quinzena de julho. 

A diretora geral da APAMIM, larizza Queiroz, enaltece a iniciativa do juiz Orlan Donato, que com certeza vai reduzir a angustia do profissional de saúde que está atuando diretamente no combate a covid19 em Mossoró, em especial nos Hospitais São Luiz e Almeida Castro.

“Realmente existe uma angústia da parte do médico em ter um paciente que pouco se sabe do que está causando as enfermidades. Com esta troca de experiências, vamos poder ter a opinião médica imediata de vários especialistas. Só quem vai ganhar é a saúde”, diz o médico Venâncio, um dos mais experientes na atuação contra a covid19 em Mossoró-RN.