Parceria

Parceria

Um convênio celebrado entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e Infância de Mossoró – Apamim – garante estágio para os estudantes do curso de Medicina no Hospital Maternidade Almeida Castro, unidade administrada pela Associação, instituição sem fins lucrativos.

O termo do convênio, assinado na manhã desta terça-feira, 11, na reitoria, é para a concessão de estágio obrigatório cumulado com a doação de equipamentos.

Assinaram o convênio o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, e a diretora geral da Apamim, Larizza Souza Queiroz Lopes.

A assinatura foi acompanhada pelo juiz federal, Orlan Donato Rocha, que em 2014 decretou a intervenção no Hospital e Maternidade Almeida Castro.

O convênio tem duração de dois semestres letivos, o que corresponde a 01 ano, podendo ser prorrogado mediante aditivo.

A doação de equipamentos pela Universidade visa à reestruturação da assistência materno-infantil prestada pelo hospital na cidade de Mossoró.

Pelo convênio cabe a execução das atividades de estágio pelos estudantes, mediante acompanhamento de professores e/ou preceptores da Universidade.

E pela Apamim o recebimento dos estudantes e professores de medicina.

Segundo o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea, o convênio irá possibilitar aos acadêmicos de medicina concluir o campo de estágios obrigatórios, previstos nos dois anos finais do curso.

“Esse convênio vai contemplar o estágio na área materno-infantil com a utilização da estrutura hospitalar para as aulas práticas e o estágio obrigatório”, afirmou o reitor da instituição federal.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Tammy Rodrigues, reconhece a importância da iniciativa.

“É um anseio muito grande dos alunos por práticas hospitalares, apesar do nosso curso ser voltado para a atenção básica, para a medicina comunitária, sabemos que as práticas hospitalares são importantes e, esse convênio, vai possibilitar a prática médica hospitalar”, considerou.

A professora adiantou que logo após o recesso de fim de ano, os acadêmicos vão atuar no Hospital Maternidade Almeida Castro. “A partir de janeiro, após o recesso, já teremos um cronograma de atividades para os estudantes”, garantiu.

Para a diretora da Apamim, Larizza Lopes, o convênio representa uma melhor qualificação para o serviço com a universidade dentro do hospital.

“É uma troca mútua, em contrapartida, a Ufersa além de doar alguns equipamentos, também vai qualificar os nossos funcionários. Acreditamos que esse convênio vai resultar numa melhor assistência a população que procura o serviço”, afirmou a diretora da Apamim.

Atualmente, o Hospital Maternidade Almeida Castro realiza mais de 10 mil atendimento/mês, com uma média de 700 partos.

Ao todo, o hospital dispõe de 187 leitos, sendo 17 UTI’s neonatal, 13 de UCINCo, 18 de UCINCa, 08 UTI’s adulto e 08 salas de cirurgias. Os demais leitos são alojamentos conjuntos. A grande maioria dos pacientes atendidos é da região oeste do Estado.