Flor de Lotus começar a funcionar

Flor de Lotus começar a funcionar

Foi implantado nesta quarta-feira, dia 10, o Centro de Referência e Atendimento para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual, no Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró/RN. A solenidade aconteceu às 10 horas, no auditório da instituição.

O projeto Flor de Lotus, como será chamado, é pioneiro no Rio Grande do Norte.


Segundo o promotor Olegário Gurgel, com atribuições na Vara da Infância e da Juventude, o Projeto Flor de Lotus vai permitir que a jovem vítima de violência sexual tenha acesso a todos atendimentos e especializados num só local.

O seu depoimento será tomado por uma assistente social especialmente treinada pelo Ministério Público Estadual.

Os exames de corpo delito, laudos psiquiátricos, todos serão realizados na maternidade, para que a jovem mulher ou menina tenha que passar pelo constrangimento de ir a ITEP, a Delegacia, ao Ministério Público, enfim, fique peregrinando por justiça. A delegada Cristiane Magalhães disse que vai melhorar inclusive a confecção de provas no inquérito policial.

A solenidade de implantação do fluxo de atendimento no Hospital Maternidade Almeida Castro contou com a presença do promotor de Justiça Olegário Gurgel; do secretário de Saúde de Mossoró, Benjamim Bento; da gerente de Proteção Social, Laura Poliana; do delegado regional Denis Carvalho da Ponte, da delegada Cristiane Magalhães, da Delegacia da Mulher; da médica Isabelle Cantídio Fernandes, que também é professora da UERN; da gerente de enfermagem Patrícia Oliveira, da diretora geral da Intervenção Larizza Queiroz, entre várias outras autoridades e agentes da área de saúde pública.

Após a solenidade no auditório, as autoridades visitaram o local que será feito acolhimento das jovens vítimas de violência sexual, não só de Mossoró, mas de toda a região. A delegada Cristiane Magalhães falou da importância do projeto em benefício da mulher. Ela lembra que sempre que chega à delegacia uma vítima, o seu primeiro ato é conduzi-la para receber atendimento médico, que agora será no Hospital Maternidade Almeida Castro.