O primeiro, segundo e terceiro banho do bebê são feitos ainda na maternidade. No caso, no Alojamento Conjunto (veja o que é Alojamento AQUI). A tecnica de enfermagem Fatima Moura e a enfermeira coordenaora do setor, Andressa Pascally, explicam que trata-se de um momento mágico para o bebê e de aprendizado para os pais.
O Ministério da Saúde preconiza que o primeiro banho precisa acontecer até 24 horas após o nascimento. Seis horas após o nascimento (período que acontece o contato pele a pela da mãe com o filho) já pode acontecer o banho educativo.
É preciso dizer, antes de seguir em frente, que a equipe de profissionais do Alojamento Conjunto é toda treinada para quando a mãe e o bebê chegarem, já ir transferindo todos os conhecimentos sobre amamentação e sua importância para o crescimento saudável do bebê e prazeroso para a mãe.
Neste momento, também são transferidos ensinamentos de como lidar com o bebê.
E, ainda, a equipe do aleitamento Materno do Hospital da Maternidade Almeida Castro, nestas primeiras horas após o nascimento, ensina a respeito da amamentação. Avaliam a mama, avalia a força sucção do bebê e principalmente sobre a primeira mamada, que é quando o bebê se alimenta com o colosto da mãe.
Com relação ao primeiro banho, que é feito Cantinho do Recém Nascimento instalado no Alojamento Conjunto, são transferidos aos pais e acompanhantes técnicas de como segurar e banhar corretamente o bebê. "Vamos dando o banho e ensinando a mãe e a acompanhante como se faz com segurança", diz Fátima Moura.
Trata-se de um conhecientos que os pais apreendem na maternidade e que levam para o resto da vida.
1 - Bebê deve ser enrolado numa toalha de banho infantil em forma de "charutinho".
2 - Deve protegendo a cervical do bebê com o braço e a cabeça e ouvidos com as mãos, segurando-o na mesma posição que o jogador de futebol americano segura a bola na corrida. Observando melhor, esta posição é o inverso da posição tradicional que seguramos os bebês.
3 - Os olhos do bebê são higienizados com bolinhas de algodão umedecidas. Cada olho com uma bolinha de algodão para evitar transferência de possíveis infecções.
4 - Usando os dedos para proteger os ouvidos o braço protegendo a cervical, lava a cabeça do bebê com água corrente, usando o shampoo infantil.
Obs: Caso seja uma banheira, o bebê deve ser colocado na água enrolado na toalha (charutinho) para ter os olhos higienizados e a cabeça lavada.
5 - Desfaz o charutinho e banha o restante do corpo, observando que os órgãos genitais do bebê devem ficar por último.
6 - Com outra toalha infantil, enxuga o bebê. Pode fazer um novo charutinho ou veste a ropinha e o aconchega com cobertor.
Obs: Os pais recebem uma cartilha na maternidade de como cuidar corretamente do bebê.