Programa Parto Feliz

O Hospital Maternidade Almeida Castro retomou as atividades do Projeto Parto Feliz, dentro do Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, em meados de 2015.

O objetivo central do curso, segundo a coordenadora da Junta de Intervenção da maternidade, Larizza Queiroz, é de preparação da mulher para a gravidez, parto e de como cuidar do bebê.

O Projeto terá na coordenação a Assistente Social Edilene Torquato, que tem larga experiência na área de obstetrícia dentro da Maternidade Almeida Castro.

As turmas são formadas para os dois horários nas dependências do Hospital Maternidade Almeida Castro, sempre nos dias de sexta-feira. 

Pode e deve participar não só a mãe, mas o pai do futuro bebê também.

Edilene Torquato informa que a gravidez e o nascimento são eventos únicos na vida da mulher e, desde modo, “é responsabilidade de todos os aqueles envolvidos na Assistência proporcionarem-lhe um cuidado qualificado e humanizado”, informa. E nada mais adequado para alcançar estes objetivos do que compartilhar conhecimentos e experiências.

Torquato explica que o parto e o nascimento são eventos fisiológicos normais para muitas mulheres, entretanto, a gestação traz mudanças no corpo e na mente da mulher; o trabalho do parto pode ser um momento de medo, incerteza, excitação e ansiedade.

As inscrições estão sendo feitas em horário comercial no Hospital Maternidade Almeida Castro. O telefone de contato para mais informações é 84 3315 1030.

Conteúdos abordados durante o curso:

  • Importância do pré-natal – exames, cuidados na gestão e mudanças no corpo.
  • Alimentação na gestão – Mitos e verdades
  • Tipos de parto – Quais os tipos de partos, empoderamento da mulher e incentivo ao parto normal
  • Fisioterapia na gravidez e parto – A importância dos exercícios na gravidez e durante o trabalho de parto – Aula prática
  • Amamentação, muito mais do que alimentar um bebê – Como produzi leite – pega – sucção e mitos
  • Apreendendo a cuidar do bebê – banho, limpeza no couto umbilical – troca de fraudas – Aula prática
  • Sinais de trabalho de parto – Contrações, dilatação e o que fazer
  • Direitos e deveres do acompanhante no ambiente hospitalar – Normas e rotinas hospitalares