SECRETARIA ADJUNTA DA SESAP VISITA O HMAC

SECRETARIA ADJUNTA DA SESAP VISITA O HMAC

A secretaria adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Maura Sobreira, visitou nesta sexta-feira, 30, as instalações do Hospital Maternidade Almeida Castro, administrado pela APAMIM, que está sob intervenção federal desde outubro de 2014, em Mossoró-RN.

A secretária foi recebida pela diretora geral da APAMIM, Larizza Queiroz, o advogado Gustavo Lins e os médicos Inavan Lopes e Manoel Nobre.

Acompanhada com três auxiliares, Maura Sobreira conheceu a estrutura da UTI neonatal e também a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru.

Associado com vários outros serviços ofertados, sendo um dos principais o programa de aleitamento materno, os três níveis do tratamento intensivo da maternidade têm salvado muitas vidas, considerando que nascem uma média de 7 mil bebês por ano, sendo que pelo menos 1.800 com baixo peso (10%) e prematuros (15%).

Estes bebês, segundo relata os médicos Inavan Lopes e Manoel Nobre, muitos destes bebes só teriam chances de viver com estes serviços, que antes da intervenção judicial não existiam em quantidade adequada e nem na qualidade hoje ofertada.

O Hospital Maternidade Almeida Castro, de Mossoró, atende toda a região do Vale do Açu, Alto Oeste, e também da Paraíba e do Ceará. Atualmente é a única unidade de saúde materna infantil referência em toda a região.

Maura iniciou o diálogo com a diretora Larizza Queiroz sobre a conclusão do Hospital Regional da Mulher e início das atividades, previstas para o próximo ano. Maura ressalta que se trata de um investimento de R$ 75 milhões em estrutura e outros 50 milhões em equipamentos, que devem ser concluídos até o final do primeiro semestre de 2022.

A diretora geral da APAMIM, após apresentar a estrutura da Maternidade Almeida Castro a secretária adjunta, se colocou à disposição para colaborar com o plano de trabalho e instalação do Hospital Regional da Mulher, seguindo os serviços já prestados, com excelência, no Hospital Maternidade Almeida Castro.