Lavanderia

A lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas às unidades do hospital.

Este conceito é do Ministério da Saúde, através da Divisão Nacional de Organização de Serviços de Saúde (DNOSS), que é seguido pelo Hospital Maternidade Almeida Castro, que atualmente processa (lava) de 11 a 12 toneladas de roupas em sua unidade de lavanderia.

Trabalham 14 pessoas neste setor, sob a coordenação de Maria Aparecida, que fala dos cuidados que é preciso se ter para se lavar roupas hospitalares. “Não pode ser usado material doméstico. É tudo industrial e específico para este tipo de serviço”, explica.

Assim como outros setores, a lavanderia do Hospital Maternidade Almeida Castro também passa por processo de reestruturação em seus equipamentos e localização física, seguindo o que determina a Justiça Federal em decisão de Intervenção Judicial de 27 de setembro de 2014.

Fonte: MEZZOMO, Augusto A. Lavanderia hospitalar: organização e técnica. 3 ed. São Paulo,Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração de Saúde, 1984